Biblioterapia

A Biblioterapeuta

A ideia de que os livros podem ajudar a ultrapassar os mais diversos problemas é simples e vem das civilizações clássicas – do tempo dos gregos e dos romanos. De facto, ao longo da história, há relatos de médicos que utilizavam passagens da Bíblia para ajudar à cura e, ao longo do século XX, começaram a surgir os primeiros estudos nesta área. Um dos grandes impulsionadores da prática foi o filósofo Alain de Botton, que em conjunto com outros colegas, fundou, em 2008, The School of Life — uma organização dedicada à “inteligência emocional”, que oferece aulas e diferentes tipos de terapia.

Há, portanto, agora uma nova função a considerar quando se pensa em romances, poesia, ensaios ou biografias: o desenvolvimento pessoal e a resolução de problemas através dos livros (Phersson e McMillen, 2006).

Numa acepção simples, biblioterapia define-se — segundo a Infopédia — como o “tratamento de doenças através da leitura de livros”.

Sandra Barão Nobre, que já visitou a ESMGA para dinamizar uma sessão de biblioterapia no âmbito do projeto “Armário Solidário”, tornou-se bibioterapeuta por conta própria, em Maio de 2016, e está desde 2018 no canal do youtube com várias sugestões de leituras terapêuticas, que gostariamos de recomendar.

Aceda ao canal aqui: https://www.youtube.com/channel/UCjCKMoQRXh4t8gJ62uRJo4w/featured

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑